segunda-feira, 23 de março de 2009

Perguntas de um Mendigo que lê, no Cine Teatro de Abrantes

Perguntas de um Mendigo que lê - CRINABEL traz Brecht ao FNATES

CRINABEL Teatro é o destaque do cartaz do terceiro dia do Festival Nacional de Teatro Especial (FNATES 2009). Às 21 horas, no próximo dia 25 de Março, levará à cena a peça Perguntas de um Mendigo que lê , a partir de O Mendigo ou o cão morto de Bertold Brecht, com encenação de Marco Paiva. Uma peça que nos leva a tantas perguntas sem resposta: “o que ganha o homem quando escreve a sangue os seus feitos? Que frágil é a “arma”, contra quem não cala, contra quem nada tem a perder. A euforia da conquista silencia-se, ao encontrar num simples mendigo a fatalidade da existência, o deambular pragmático do quotidiano. Após a guerra espalham-se os corpos e partilha-se a miséria; alguma miséria um pouco mais feliz que outra, alguns desses corpos um pouco mais vivos que outros. E afinal no meio de tão pouco onde está o jubilo e o poder?”
O grupo CRINABEL TEATRO fundado em Outubro de 1986 nasceu de um atelier de actividades expressivas já existente na Escola Crinabel. Durante a sua formação, os actores receberam aulas de interpretação, voz, dança, música, maquilhagem, mímica, história do teatro e técnicas circenses, todas administradas por profissionais devidamente credenciados. Na sua actividade, já levaram os seus espectáculos um pouco por todo o país e estrangeiro, participando em festivais internacionais em Espanha, França, Reino Unido, Escócia, Itália e Brasil. Este grupo é pioneiro no nosso país e raro a nível Internacional não só pela especificidade dos elementos que o compõem como pelas opções artísticas que lhe têm servido de base. O projecto desta companhia é integrar, formar e inserir no mercado artístico de trabalho, tanto quanto possível, pessoas com qualquer tipo de incapacidade mental, que, ao longo destes anos, têm encontrado no teatro e na dança uma forma de reabilitação e inserção social.

Fonte: www.abrantesdigital.pt

sexta-feira, 13 de março de 2009

Perguntas de um Mendigo que lê - Fotos de Cena de Rui Pinheiro











Muitos parabéns pelo maravilhoso trabalho que apresentaram no Porto.

Até Breve,
--
Rui Pinheiro

domingo, 8 de março de 2009

Perguntas de um Mendigo que lê - Reportagem Expresso

Nos seus 23 anos de existência, poucas vezes o Grupo de Teatro Crinabel tinha encenado um texto tão complexo. "As perguntas de um mendigo que lê" é o nome da peça levada a cena no Teatro Helena Sá Costa, no Porto.
Com encenação e versão cénica de Marco Paiva, a peça é baseada na obra "O mendigo ou o Cão Morto", de Bertold Brecht. Cerca de quatro meses de ensaio e uma enorme dedicação fizeram com que o Grupo, que conta com mais de uma dezena de actores, conseguisse prender o público ao palco durante cerca de 30 minutos.O projecto desta companhia, que trabalha na área do Ensino Especial é integrar, formar e inserir no mercado artístico de trabalho pessoas portadores de deficiência mental, ao mesmo tempo que se promove o seu desenvolvimento intelectual.